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quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Projeto Entre Cores, Sabores e Afeto

PROJETO - ENTRE CORES, SABORES E AFETO –
 Parceria: SMEEL/CEMAP/COZINHA CENTRAL/DAE

Nasce o Bando Merenda Escolar - que são os integrantes da cozinha centra do muncicipio de Ituiutaba.
O projeto nasceu de um olhar entre a educação para com a cozinha central. O pertencimento nos torna mais auto confiável . Ser protagonista da história muda tudo. E assim deu-se o ínicio a menina dos meus olhos.
Nasce o Bando , aliado arte(literatura, cantigas) e gastronomia.

ENTRE CORES, SABORES E AFETO 
escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Sendo assim surgiu a necessidade de desenvolver junto à cozinha e a escola um projeto que mudasse o olhar mediante a alimentação saudável, trazendo assim a comunidade escolar (educadores) para o espaço da cozinha central. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais:
(1) Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais.
(2) Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.
(3) Ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. 
mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio é um importante instrumento de conscientização. Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos GESTORES /EDUCADORES até chegar aos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso MUNICIPIO pela cultura “alimentação saudável”, é que se faz necessário esse projeto.
(...)
Sandra Bittencourt
Trupe Maria Farinha


BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA:







SANT’ANNA, Renata. Para comer com os olhos- Panda Books.
SOPA DE PEDRA – Conto da Literatura Oral -

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